Nascido no dia 26 de agosto de 1926, em Jacutinga, e sua mãe o chamou de Benedito, já que ela tinha o costume de dar nome de santos aos seus filhos, fez o primário na cidade e algumas matérias estudava particular.
Ditinho como era chamado pela família, sonhava em ser escritor, mas antes de realizar esse sonho foi bilheteiro do Cine Avenida, proprietário de um bar, teve uma agência de fogos, auxiliar de escritório na Estrada de Ferro RMV, representante comercial e escrevia comentários religiosos para A Gazeta de Jacutinga e Radio Estância. Como um bom católico que sempre foi, amava ler a Bíblia, e tentava seguir os passos de Jesus.
Casou-se com Matilde de Oliveira Carloto do Valle e teve doze filhos e como o cinema era uma paixão seis de seus filhos tinham nome de artistas e seis tinham nomes bíblicos, moraram em Jacutinga com seu tio.
Por amor á terra que viu nascer e testemunhar seus primeiros passos teve como propósito escrever sua história, seus habitantes, sua vida, lutas e realizações, ao longo de 12 anos compilando as informações para a realização de um sonho o lançamento do livro “Jacutinga, a Concepção, o Nascimento, e a Evolução.”
Bom pai, caridoso, muito responsável, homem forte na fé, no trabalho, no amor e na religião, lutou com garra e coragem, seguindo seus instintos, vivia cercado por sua família, amigos, principalmente quando adquiriu à primeira TV da rua e sua casa vivia cheia de vizinhos diariamente, para assistir aos programas faleceu no dia 27 de março de 2007.
Benedito Valle, bom pai, amigo sincero, atencioso, comunicativo, pacificador, um artista notável, admirado por todos que o conhecia, apaixonado pela sua terra e seu lar, lançou o livro “A Concepção, o Nascimento e a Evolução”, eternizando toda admiração que sempre teve por sua terra natal.
*26-08-1926
+27-03-2007