DIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL
17 DE AGOSTO
Hoje, 17 de agosto, é comemorado o Dia do Patrimônio Histórico. A importância deste dia está na promoção e administração do processo de preservação dos bens culturais do país, no fortalecimento da identidade nacional, na garantia do direito à memória e na contribuição para o desenvolvimento socioeconômico.
Reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial, além de estabelecer as formas de preservação desse patrimônio: o registro, o inventário e o tombamento, é uma forma de respeitar nossas tradições e cultura. Mantendo a história e o legado de uma cidade, estado e país.
Sendo assim, a valorização do patrimônio histórico cultural é a valorização da identidade que molda as pessoas. Por isso, preservar as paisagens, as obras de arte, monumentos históricos, as festas populares, a culinária ou qualquer outro elemento cultural de um povo, é manter a identidade desse povo.
O dia 17 de agosto foi escolhido por ser a mesma data em que foi criado o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O Instituto é, atualmente, uma das instituições mais antigas do Brasil e a primeira dedicada à preservação do Patrimônio Cultural na América Latina.
Jacutinga, o futuro é agora!
#Jacutingaofuturoéagora
#JacutingaMG